Quem Somos

O CEAPI – Centro de Apoio à Infância é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, tendo por finalidade o atendimento gratuito e permanente, na esfera educacional, cultural, esportivo e social, a crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e formação cidadã̃. Fundado em 08/06/1987, por um grupo de pessoas preocupadas com o bem-estar, o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social de crianças. Teve como proposta inicial atender os filhos de mulheres trabalhadoras domésticas, empregadas na região central da cidade.

Iniciou suas atividades no Seminário do Carmo, com 42 crianças, cumprindosuas finalidades estatutárias. De 1992 a 1998, o CEAPI ocupou as dependências do Coral Vozes de Itu. A partir de 1999 a entidade atua em sua sede própria, contando com uma parceria da Secretaria Municipal da Educação em forma de Termo de Colaboração Lei 13.019/14. . No período matutino a entidade oferece Educação Infantil, (conforme determina a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação) em formato creche e no contraturno, as atividades de complementação. Em 2009 o CEAPI implantou o projeto social “Familiarizando – familiares agir para mudar comportamentos”. Além de possibilitar o atendimento integral às crianças, tem ainda como objetivo fortalecer a rede de proteção social básica oferecendo,  no contraturno da educação infantil, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 03 a 06 anos de idade e suas famílias

Atualmente o CEAPI, atende 86 crianças em período integral, filhos de mães atuantes no mercado de trabalho ou em situação familiar de vulnerabilidade social, na faixa etária de 03 a 05 anos e 11 meses de idade, de ambos os sexos, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, concepção política, filosófica ou religiosa.

Atividades Oferecidas

  1. Educacional – No período matutino a entidade oferece Educação Infantil, (conforme determina a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e é trabalhada de acordo com a proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. No contraturno, as atividades de complementação.
  2. Atividades Complementares de arte/educação No contraturno, as atividades de complementação.
  3. Assistencial – Projeto Familiarizando – familiares agir para mudar comportamentos

Detalhamento das Atividades.

Educacional

A área educacional é trabalhada de acordo com a proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Infantil, tendo como objetivo  desenvolver o educando em sua totalidade abrangendo os aspectos físico, psicológico, intelectual e social, proporcionando à criança, meios que auxiliem na construção do processo de leitura-escrita. A linha pedagógica é sócio-interacionista e reconhece que as crianças de diferentes idades ou estágios têm necessidades diferentes, percebem as informações de modo diverso e assimilam noções e conceitos segundo suas próprias estruturas motivacionais e cognitivas.

Atividades Complementares

Apresentação.

Todas as atividades de arte / educação, desenvolvidas no espaço, visam à criança como um ser integral, valorizando a dimensão formativa da educação. As atividades são ministrados por profissionais qualificados, uma vez por semana, sendo de 20 minutos a 1 hora por aula (dependendo da atividade), atendendo crianças de 03 a 05 anos e onze meses de idade, divididos por turma, respeitando a faixa etária.

Assistencial

Apresentação

Com Projeto Familiarizando, familiares agir para mudar comportamentos, o CEAPI ampliou suas ações sociaoassistenciais,permaneceu na rede de proteção social básica, oferecendo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para as famílias das crianças.

Atividades oferecidas

  • Visitas domiciliares – conhecer a realidade habitacional e familiar da criança atendida no CEAPI, oferecendo apoio e orientação quando necessário.
  • Palestras sócio educativas – (Fotos) tem como finalidade levar o adulto à reflexão sobre determinado tema.
  • Passeios –(Fotos) È uma atividade recreativa que favorece as relações familiares fora do ambiente domiciliar.
  • Atendimento psicológico (Foto)Osfamiliaresrecebem atendimento  psicólogo individualizado.
  • Grupos de convivência e cooperação – (Fotos) Desenvolvidas pelos profissionais do Projeto Familiarizando e tem como objetivo melhorar a convivência familiar. As Oficinas de Artesanato e Culinária, proporcionam uma convivência grupal e um conhecimento que poderá implementar a renda familiar.
  • Serviço Social – Acompanhamento social, Orientações e Encaminhamentos, Auxilio em

Alimentos, entre outras.

  • Atividades Interativas  Consideramos atividades interativas aquelas que as famílias, diretoria, colaboradores, crianças e comunidade participam direta ou indiretamente. São geralmente as voltadas para captação de recursos para manutenção da Entidade. Festas Juninas, Bazares, Rifas, Festas Comemorativas, entre outras.

Parceiros Atuais.

Starrett – União Comtábil – Unesol – Prefeitura da Estância Turística de Itu.